MIOME

6.5. Defeitos emPolias e Correias O funcionamento correto das correias é de extrema importância. Uma tensão baixa provoca escorregamento, e consequentemente excessivo calor nas correias, ocasionando falhas prematuras. Por outro lado, uma tensão alta gera sobrecarga no eixo do equipamento, ocorrendo, além da falha da correia, uma menor durabilidade nos rolamentos. É preferível deixar a correia mais aliviada do que sobre- tensionada. Uma boa verificação deverá ser feita, observando-se o prescrito pelos fabricantes de correias. A tensão ideal da correia é a mais baixa tensão sob a qual a correia trabalha sem deslizar, mesmo na ocorrência de picos de carga. Ao efetuar a reposição das correias, atente para os seguintes detalhes: -Substitua todo o jogo de correias, se possível, de um mesmo fabricante e de um mesmo código/lote. Atente para que as correias tenhamomesmo comprimento (este pode variar de um lote para outro); -Elimine qualquer aspereza, óleo ou graxa das polias; -Alivie a tensão do sistema, soltando os parafusos domotor, até poder colocar as correias, sem forçá-las; -Alinhe, cuidadosamente, as polias movida emotora; -Tensione as correias até o seu valor correto, de acordo como fabricante da correia; -Deixe a transmissão funcionar durante algum tempo (aproximadamente 48 horas) para que as correias adaptem-se às polias e tensione novamente. -A carga radial máxima das correias, sobre o eixo do motor elétrico, não deverá exceder os valores recomendados pelo fabricante deste. -Para ventiladores fornecidos de fábrica sem polias e correias montadas, tenha o cuidado de manter a distância entre centros, conforme recomendações do fabricante. 6.6. Defeitos emRolamentos Como complemento à manutenção e como precaução contra paradas desnecessárias, verifique regularmente, durante a operação, o estado dos rolamentos, com o auxílio dos métodos correntes recomendados pelos fabricantes. Os documentos do fabricante, citados no item 2, são de grande valia. Abaixo estão algumas orientações: - Teste de Escuta - Use um estetoscópio no alojamento, o mais próximo possível do rolamento, e ponha o ouvido na outra extremidade. - Teste de Vibração -Medições dos níveis de vibração nas posições vertical, horizontal e axial com aparelhos adequados para este fim. A página da SKF na WEB, pode melhor orientar sobre o monitoramento das condições básicas de operação dos rolamentos de forma a atingir uma vida útil máxima deste. - Teste de Temperatura - Se a temperatura do alojamento estiver muito alta ou com variações bruscas, há a indicação de que algo está errado (falta ou excesso de lubrificante, sujeira no rolamento, sobrecarga, retentor commuita pressão, etc.) 6.7. Contra-recuo Quando o equipamento possuir contra-recuo, de modo a não danificá-lo, é importante que o sentido de rotação seja verificado, com o conjunto motor e eixo do ventilador desacoplado. Somente após a certeza do sentido de giro correto domotor é que deve ser novamente acoplado ao eixo do ventilador. 6.8. Selo mecânico Deve-se observar alguns parâmetros a fim de evitar um mau funcionamento. Antes de ligar o ventilador: Retire as travas de posicionamento do selo (guardando-as para futura manutenção), injetar o líquido ou gás refrigerante para refrigeração dos itens internos, conforme informações do fabricante do selo mecânico. Retirada do selo mecânico no ventilador: –Travar o selomecânico comos elementos citados acima. –Desconectar as ligações de refrigeração do selomecânico. –Retirar dos parafusos de fixação do selomecânico no flange do ventilador. MANUAL DE INSTALAÇÃO OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO 8

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