MIOME
As vibrações e ruídos poderão, no entando, ser de natureza aerodinâmica, causadas por uma turbulência no fluxo de ar ou gás. Más condições de aspiração, tais como uma parede frontal próxima a aspiração ou descarga do ventilador, uma curva de aspiração com raio muito pequeno, etc., poderão causar esta turbulência. Também, se o cálculo da resistência do sistema não estiver correto, poderá surgir este fenômeno e a solução é diminuir a resistência, removendo, por exemplo, “dampers” desnecessários, aumentando a área de descarga, raios de curvas, etc. Não esqueça de verificar nas medições se o analisador de vibrações e o decibelímetro que você está usando estão calibrados. Os ruídos podem ser ocasionados por diversos fatores, entre eles: 6.4.1.1. Curvas: Curvas muito acentuadas na aspiração ou descarga, aconselhável seguir as recomendações da AMCA; 6.4.1.2. Rigidez da Estrutura: Deficiência no dimensionamento da estrutura na qual o ventilador está apoiado; 6.4.1.3. Desbalanceamento: Rotor desbalanceado; 6.4.1.4. Amortecedores: Como orientação geral, para ventiladores industriais, montagem rígida (sem amortecedores), os valores máximos de amplitudes de velocidades de pico de vibração radial e longitudinal, medidas nos mancais, na altura dos rolamentos, a vibração é de 6,3mm/s, para ventiladores montados sobre base rígida. Para ventiladores montados sobre base flexível, ou seja, sobre amortecedores, não ultrapassar 8.0 mm/s, conforme recomendações da norma AMCA 204. Os valores acima deste deverão ser diagnosticados e corrigidos de acordo com métodos de Análise de Vibrações. Verificar obstruções na aspiração ou descarga e temperatura dos rolamentos, que não deve normalmente exceder os 70°C. Importante salientar que situações como troca do rolamentos por novos ou “start up“ de ventiladores, esta temperatura pode elevar-se acima do mencionado, porém devendo com o tempo regularizar-se; 6.4.1.5. Rolamentos: Lubrificação, fixação e folga devemestar corretos; 6.4.1.6. Elementos de transmissão: Polias e correias desalinhadas ou comexcesso de tensão; 6.4.1.7. Acoplamentos: Cuidados com o alinhamento e lubrificação, devendo ser seguido as recomendações do fabricante do acoplamento; 6.4.1.8. Planos reflexivos: Local onde instalado os ventiladores são fatores a serem considerados na questão de ruídos, vide nossos boletins técnicos. MANUAL DE INSTALAÇÃO OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO 7 6.3. Limpeza A limpeza do equipamento deve ser realizada periodicamente, utilizando-se qualquer produto neutro de limpeza ou ar comprimido, semo uso de solventes, para que a pintura não seja atacada. Recomenda-se observar, quando da limpeza do equipamento, o surgimento de pontos de corrosão ou ferrugem, removendo-os e protegendo-os adequadamente, visando umamaior vida útil do ventilador. 6.4. Diagnose e correção de defeitos 6.4.1. Vibrações e Ruídos O ruído é consequência da forma como foi instalado o equipamento e as condições em que ele está operando. Os ventiladores e gabinetes são projetados, conforme solicitação, para trabalhar nas condições de projeto, operando muito próximo ao ponto de operação, caso contrário o nível de ruído poderá não ser o especificado. Visto que não possuímos as informações das exatas condições de instalação dos equipamentos, calculamos sempre as condições de ruído para campo livre. Todo o equipamento da S&P Brasil tem suas partes rotativas balanceadas estática e dinamicamente na própria fábrica, em máquinas de balanceamento. No entanto, se o rotor trabalha em um meio com material abrasivo ou aderente, haverá, provavelmente, uma alteração em suas condições originais de balanceamento. A consequência disto será o aparecimento de vibrações e ruídos, implicando também na redução da vida útil dos rolamentos. Pode também ocorrer uma vibração devido a batidas ou choques bruscos, no transporte ou instalação do equipamento. Sempre que houverem vibrações ou ruídos excessivos, o ventilador deverá ser retirado de operação e feito um exame em suas partes rotativas. Se este houver sofrido desgaste, mas estiver ainda aproveitável, deverá ser novamente balanceado antes de ser remontado , se for verificada a existência de material aderido ao rotor, uma boa limpeza deverá solucionar o problema .
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