MIOME
MANUAL DE INSTALAÇÃO OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO 10 8.1.1.Lubrificação deMancais de Caixa Se os rolamentos forem do tipo “blindado”, já possuem lubrificação para toda a vida útil, não sendo necessário, nemaconselhável tentar lubrificá-los, pois pode danificar sua vedação. Se os rolamentos forem comuns, a relubrificação deverá ser efetuada de acordo com os intervalos de lubrificação descritos na placa do ventilador. Quando os intervalos de lubrificação são reduzidos, o mancal deve ser provido de engraxadeira. Limpe-a antes de injetar nova graxa. A lubrificação pode ser efetuada, inclusive, durante o funcionamento. A graxa nova penetra por um dos lados do rolamento, expulsando a graxa velha pelo outro lado para fora do alojamento do rolamento. Periodicamente, recomenda-se abrir a caixa, lavar todos os componentes em aguarrás, ou querosene, e renovar toda a graxa. Quando os mancais não possuemengraxadeiras deve-se, por ocasião da parada programada damáquina, retirar as tampas superiores ou laterais para ter acesso aos rolamentos. Após retirar completamente a graxa usada, introduz-se graxa nova entre os elementos do rolamento até 1/3 de seu volume. Carrega-se, também, a caixa comgraxa até 1/3 de sua capacidade emonta-se novamente o conjunto. Além de uma lubrificação periódica, os rolamentos devem, também periodicamente, passar por uma completa revisão e limpeza. A frequência deste procedimento depende, sobretudo, das condições de serviço. Rolamentos montados em máquinas onde a paralisação é crítica devem ser verificados frequentemente. 8.1.2.Lubrificação deMancais Monobloco Os Mancais Monobloco possuem graxeira e dreno. Durante a lubrificação de seus rolamentos, deve- se abrir o dreno, limpar a graxeira e injetar a graxa, semocupar integralmente o espaço disponível. Cuidados deve-se ter quando adquirido os mancais para ficar em estoque, como peças sobressalentes, pois este conjunto é provido de graxa e rolamentos e não podem ficar parados em estoque simplesmente aguardando seu uso, sem os cuidados necessários, pois o risco é grande de haver pontos de oxidação e deterioração da graxa. 9. DESMONTAGEM E MONTAGEM Recomenda-se, inicialmente, que só se execute a desmontagememontagemdo equipamento se possuir ferramentas adequadas para o serviço a ser executado, sob pena de danificá-lo de forma irreparável. Verifique, antes de iniciar a manutenção, se está desligado da rede elétrica e que não tenha como ser ligado acidentalmente. As ferramentas necessárias para se realizar a manutenção são, basicamente, as seguintes: a) Jogo de chaves de boca e chaves estrela; b) Jogo de Chaves Allen; c) Saca-polias e Saca- rotor; d) Chaves de fenda; e) Régua para alinhar polias emancais; f) Torquímetro; g) Bomba de graxa h) Medidor de tensão das correias; i) Jogo de lâminas paramedir folga dos rolamentos. 9.1. VENTILADORES CENTRÍFUGOS Cumprir as seguintes recomendações, quando aplicável: 9.1.1. Desmontagem a) Afrouxar os parafusos esticadores domotor, até ter condições de retirar a correia sem forçá-la; b) Liberar os parafusos-prisioneiros da polia e retirá-la, usando o saca-polias; c) Retirar os mancais, soltando os parafusos de fixação; d) Retirar a base domancal, afrouxando os parafusos de fixação do seu suporte;
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